Pular para o conteúdo

PUBLICAÇÕES ■ ENSINO DE QUÍMICA EM REVISTA

Organizada desde 2016, “Ensino de Química em Revista” é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). A publicação tem como objetivo ampliar as fronteiras de comunicação do PEQui com pesquisadores, estudantes e interessados no ensino de química, ao apresentar os trabalhos de conclusão do corpo discente em confluência com trabalhos que atenderam aos Editais das chamadas específica, sendo todos os trabalhos revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. “Ensino de Química em Revista” destina-se, principalmente, à professoras, professores e estudantes de ensino de Química, apresentando as temáticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmica e Profissional, fornecendo subsídios para reflexão de práticas pedagógicas na educação e promovendo novos olhares para o ensino de Química.

REGRAS PARA ENVIO DAS MATÉRIAS

VOLUME 1
2016

Para ler a revista completa

Para ler no ISSUU

Ensino de Química em Revista – das teorias às propostas de ação

Informações bibliográficas

ISBN: 978-85-61987-07-7

Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição – 2016
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

Apresentação

Leonardo Maciel Moreira, Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Paula Macedo Lessa dos Santos & Jussara Lopes de Miranda

págs. 5-6

Ensino de Química e CTS: do Sentido à Interdisciplinaridade e à Contextualização

Álvaro Chrispino, Tais Conceição dos Santos & Priscila Regina Vilas Boas

págs. 7-30

Compreendendo os Processos de Constituição das Identidades Profissionais Docentes Durante a Formação Inicial de um Grupo de Licenciandos em Química

Aline de Souza Janerine & Bruno Andrade Pinto Monteiro

págs. 31-58

Uma Terapia Filosófica sobre a Existência de Átomos

Jackson Góis

págs. 59-87

Análise da Percepção de Professores Sobre o Jogo Loucs: uma Aventura Real, um Role-Playing-Game (RPG) para o Ensino de Química Ambiental

Tatiana Vianna Francisco & Joaquim Fernando Mendes da Silva

págs. 88-105

A Sala Virtu@l de Química

Andrea Carlos Borges & Antônio Carlos de Oliveira Guerra

págs. 106-129

Atividades Experimentais em Química Utilizando a Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas

Brunno Martins Teixeira & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira

págs. 130-152

Cine em Sala: um Guia Fílmico para Professores

Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello & Waldmir Nascimento de Araujo Neto

págs. 153-175