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As disciplinas Prática de Ensino Supervisionada 1 & 2 procuram atender à orientação da CAPES quanto à natureza específica dos Mestrados Profissionais, conforme a seguir:

“Para a modalidade profissional (Mestrado e Doutorado), a Prática Profissional Supervisionada é item obrigatório para integralização curricular e deve contemplar o acompanhamento do profissional pelo programa, por meio de orientação ou de disciplina específica para essa finalidade. É a oportunidade para que o programa conheça a escola e/ou campo da prática profissional, conheça o local de trabalho do discente e possibilite o acompanhamento da implementação da proposta que gerará a reflexão presente na dissertação/tese sobre a elaboração, aplicação e validação do produto educacional. Ressalta-se que a prática profissional supervisionada é também uma oportunidade para o programa ampliar as suas ações de inserção social. Os mecanismos de acompanhamento devem estar descritos na proposta do programa.”
Documento da Área de Ensino (Área 46 da CAPES), 2019, p. 16.

A disciplina IQP705 Prática de Ensino Supervisionada 1 busca discutir o conceito de produto educacional e as metodologias de pesquisa associadas à sua concepção e desenvolvimento. Por meio do contexto escolar no qual o docente da educação básica se insere, busca-se constituir questões de pesquisa por meio da interlocução do orientador.

Já a disciplina IQP706 Prática de Ensino Supervisionada 2 busca discutir o avanço do processo de pesquisa da dissertação e da elaboração e implementação do produto educacional. As questões de pesquisa já constituídas e os referenciais teóricos que as sustentam devem ser de domínio do discente neste momento e, assim, todo o contorno teórico-metodológico do projeto deve estar estabelecido para que se consolide com a apresentação do Exame de Qualificação, que deve ocorrer no 18º mês do curso.

As duas disciplinas são desenvolvidas por meio de atividades e discussões propostas pelos coordenadores que devem ser desenvolvidas pelos discentes, enquanto docentes da educação básica, sob a supervisão de seus orientadores, que serão responsáveis por atribuir o conceito ao discente após a avaliação de seu relatório de atividades.