Pular para o conteúdo

PESQUISA ■ LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA

LINHA DE PESQUISA 1: Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química

  Explora de modo crítico e reflexivo a produção e utilização das tecnologias da informação e comunicação para compreensão da cibercultura e da evolução tecnológica nos processos de formação, ensino e aprendizagem. Explora ainda a divulgação científica como um dos aspectos centrais da produção dos saberes científicos sob os pontos de vista histórico sociocultural e teórico-metodológico. Busca, por outro lado, produzir materiais multimídias de natureza didático-pedagógica que contribuam para melhor desempenho das atividades de divulgação e de ensino de química, focalizando inclusive as plataformas móveis como veículos para a apropriação da cultura química escolar.

LINHA DE PESQUISA 2: Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química

Contempla estudos acerca dos processos de ensino e aprendizagem, das interações socioculturais e das relações entre Ciência, tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente por meio de pesquisas sobre a execução curricular, a sala de aula e seu uso como laboratório e como espaço de formação, a utilização e impacto de materiais didáticos e de ferramentas teórico/metodológicas, bem como os fundamentos científicos que os justificam. Esta linha articula pesquisas no campo do currículo, privilegiando o campo de estudo da formação de professores. Os projetos de pesquisa relacionados a esta linha visam gerar produtos educacionais que possibilitem antecipar e superar possíveis dificuldades de natureza didática e epistemológica que ocorrem na prática pedagógica.

LINHA DE PESQUISA 3: História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química

Investiga as dimensões histórica, filosófica e sociológica para o Ensino da Química, com ênfase no desenvolvimento de processos e produtos, por meio de projetos que analisam, de forma qualitativa e quantitativa, a História, a Filosofia e a Sociologia como forma de abordagem teórica e metodológica no processo de ensino e aprendizagem da Química. A atuação dessa linha de pesquisa volta-se para o desenvolvimento de indicadores, processos e produtos inovadores articulando contextos da história, filosofia e sociologia, na perspectiva específica do ensino de química.

Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos em Epistemologia (GI2E@)

O GI2E2 tem como objetivo geral investigar os processos de construção/produção das ciências. Assim, utilizando principalmente o conceito marxista de ideologia nas áreas de ensino/aprendizagem, pesquisa e divulgação de ciências, busca problematizar noções e conceitos correntes em diferentes campos científicos.

Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química (Leseq-UFRJ)

Desenvolve pesquisas sobre a interseção entre Semiótica e Ensino de Química.
Site: http://leseq.blogspot.com

Projeto CInÊNCIA

Desenvolve atividades interativas em cinema, audiovisual e HQs, promovendo diversidade de linguagens e temas como sustentabilidade.
Instagram: @cinencia.ufrj

Membro do grupo de pesquisa Educação e Sociedade do CNPq

Laboratório Didático de Química (LaDQuim)

É um ambiente dedicado à divulgação científica e à formação docente e tem como objetivos a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de educação científica, tendo parcerias com diversas escolas públicas do Rio de Janeiro.

Grupo de pesquisa: Currículo e Ensino de Química

O grupo se insere nos contextos do Colégio de Aplicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui) da UFRJ. As investigações focalizam as temáticas do campo curricular e do Ensino de Química, com destaque para: conhecimento, avaliação, políticas curriculares e formação docente.

O Laboratório Didático de Química (LADQUIM)

 É um ambiente dedicado à divulgação científica e à formação docente e tem como objetivos a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de educação científica, tendo parcerias com diversas escolas públicas do Rio de Janeiro.

Site: ladquim@iq.ufrj.br

Grupo de Pesquisa e Laboratório Linguagens no Ensino de Ciências

Grupo multidisciplinar que busca investigar novas possibilidades de ensino, divulgação e extensão universitária, potencializar aprendizagens e diálogos frente aos paradigmas educacionais vigentes com foco na educação básica, superior e o campo da formação inicial e continuada de professores. (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3185401793523270)

É líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Educação para a Sustentabilidade (GAES)

Coordena o projeto RECICLAB: Química Verde e Sustentabilidade

um projeto de Gestão Ambiental, Pesquisa e Extensão.
Site: https://reciclab.iq.ufrj.br/noticias/
Instagram: @projetoreciclab

Coordena o Projeto LABTRAT de pesquisa e extensão.

É líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Educação para a Sustentabilidade (GAES)

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas-GPED, membro da Associação Nacional de História-ANPUH, da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas-ABRAMD e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos-NEIP.

Educação, Ciências e Artes

Análise de relações entre Ciências e artes, em contextos de divulgação científica e educação formal. E relações étnico raciais no ensino de ciências. Alguns dos aportes teóricos envolvem o Movimento Ciência e Arte, a Educação CTS, os estudos de negritude e a Pesquisa Educacional Baseada em Artes.

Site: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/767329