Pular para o conteúdo

PESQUISA ■ PROJETOS DE PESQUISA

LINHA DE PESQUISA 1: Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química

  Explora de modo crítico e reflexivo a produção e utilização das tecnologias da informação e comunicação para compreensão da cibercultura e da evolução tecnológica nos processos de formação, ensino e aprendizagem. Explora ainda a divulgação científica como um dos aspectos centrais da produção dos saberes científicos sob os pontos de vista histórico sociocultural e teórico-metodológico. Busca, por outro lado, produzir materiais multimídias de natureza didático-pedagógica que contribuam para melhor desempenho das atividades de divulgação e de ensino de química, focalizando inclusive as plataformas móveis como veículos para a apropriação da cultura química escolar.

LINHA DE PESQUISA 2: Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química

Contempla estudos acerca dos processos de ensino e aprendizagem, das interações socioculturais e das relações entre Ciência, tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente por meio de pesquisas sobre a execução curricular, a sala de aula e seu uso como laboratório e como espaço de formação, a utilização e impacto de materiais didáticos e de ferramentas teórico/metodológicas, bem como os fundamentos científicos que os justificam. Esta linha articula pesquisas no campo do currículo, privilegiando o campo de estudo da formação de professores. Os projetos de pesquisa relacionados a esta linha visam gerar produtos educacionais que possibilitem antecipar e superar possíveis dificuldades de natureza didática e epistemológica que ocorrem na prática pedagógica.

LINHA DE PESQUISA 3: História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química

Investiga as dimensões histórica, filosófica e sociológica para o Ensino da Química, com ênfase no desenvolvimento de processos e produtos, por meio de projetos que analisam, de forma qualitativa e quantitativa, a História, a Filosofia e a Sociologia como forma de abordagem teórica e metodológica no processo de ensino e aprendizagem da Química. A atuação dessa linha de pesquisa volta-se para o desenvolvimento de indicadores, processos e produtos inovadores articulando contextos da história, filosofia e sociologia, na perspectiva específica do ensino de química.

Utilização da Experimentação no Ensino de Química

Divulgar, avaliar, e propor a utilização de experimentos simples e baratos no ensino de química para alunos do Ensino Básico (Fundamental e Médio), independente da disponibilidade de laboratório didático.

Avaliação de Material Didático relacionado ao Ensino de Química

Avaliação de materiais didáticos utilizados no Ensino de química por professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio) e de  Graduação, bem como propor novos materiais didáticos.

Química como Ideologia

O projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar como a Química, em suas mais diferentes repercussões, tem sido uma ideologia. Referenciado no marxismo temos estudado inicialmente a noção de sustentabilidade e a química dos anticoncepcionais e o controle do corpo da mulher. 

Química como Ideologia

A pesquisa tem como objetivo estudar a ação dos mais diferentes obstáculos epistemológicos, resgatando a contribuição de Gaston Bachelard, no ensino de ciências. Temos dado atenção especial a influência da teleologia, do vitalismo e antropomorfismo no ensino de Química, Bioquímica e Biologia.

Site: www.epistemologia.ufrj.br

Facebook:  https://www.facebook.com/epistemologia/

Metaxy Semeion: semiose, cultura e educação na intersecção de tradições e tecnologias contemporâneas

Investiga a complexidade das relações semióticas nas expressões culturais, científicas e educacionais, com foco na multimodalidade e transdisciplinaridade. Estuda práticas culturais indígenas e a representação da ciência em mídias populares.

Educação, formação docente e socioeducação: uma proposta de alfabetização científica da formação docente à sala de aula: análise da trajetória formativa e da atuação de professores de química

Desenvolvo estudos sobre alfabetização científica, diversidade e interseccionalidade no ambiente educacional e tecnologias e metodologias no processo de ensino-aprendizagem.

Laboratório Didático de Química (LaDQuim)

É um ambiente dedicado à divulgação científica e à formação docente e tem como objetivos a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de educação científica, tendo parcerias com diversas escolas públicas do Rio de Janeiro.

A prática da docente de Química: currículo, conhecimento e pertencimento profissional

O projeto investiga as estruturas de conhecimento formuladas a partir das políticas públicas e curriculares para o Ensino de Química no cenário nacional, com foco no estado do Rio de Janeiro. Os estudos orientam-se pela abordagem do ciclo de políticas e por narrativas sobre pertencimento profissional.

Relações de gênero e sexualidade no Ensino de Química

Estudamos as práticas escolares que contribuem para a promoção/desconstrução da naturalização do baixo desempenho de meninas em disciplinas das ciências exatas e da natureza, assim como os efeitos da sexualidade nas relações sociais escolares de ensino de ciências.

Interculturalidade no Ensino de Química

Nos valemos da interculturalidade, sob a perspectiva das culturas não hegemônicas, no desenvolvimento do conhecimento científico e propomos discussões sobre o acesso de grupos subalternizados ao conhecimento químico e sua ressignificação.

Ensino de Química na promoção da Educação Ambiental Crítica

Promovemos reflexões sobre os contextos de importância do conhecimento químico na construção da argumentação crítica sobre questões ambientais.

O uso de narrativas no processo de ensino aprendizagem de Química

Investiga a possibilidade da inserção de narrativas no contexto de ensino e aprendizagem.

Educação Socioemocional no Ensino de Química da Educação básica: reflexões a partir da narrativa docente

 Investiga a educação socioemocional no contexto da sala de aula.

Território escola e processo de ensino aprendizagem de ciências: um diálogo interdisciplinar

Investiga como a paisagem ambiental pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação no processo de ensino aprendizagem escolar

Investiga as concepções de avaliação de docentes e estudantes e suas consequências.

Educação Ambiental no Contexto Escolar

Investiga o desenvolvimento da Educação Ambiental no ambiente escolar, contribuindo para discussões e proposições de ações que culminem em práticas efetivas para sua consolidação.

Avaliação da motivação e das características associadas à autorregulação da aprendizagem nos ambientes nos ambientes escolares e universitário

Este projeto pretende investigar os perfis motivacionais e autorregulatórios de estudantes universitários e da Educação Básica, à luz da Teoria da Autodeterminação e da Perspectiva da Aprendizagem Autorregulada.

A pesquisa em Ensino de Química abrange projetos voltados à Pedagogia Histórico-Crítica e as questões socioambientais relacionadas ao uso da água, tratamento de água e efluentes aquosos, as bacias hidrográficas, o saneamento básico e os impactos na saúde humana e no meio ambiente, a qualidade do ar e os GEE. As metodologias ativas são abordadas de forma a adequar os conteúdos da química e o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes de forma a propiciar seu desenvolvimento cognitivo, motor, social, crítico e empático. Dessa forma, as metodologias são uma interface com as abordagens cognitivistas, principalmente a Aprendizagem Sigificativa (David ausubel) e seus desdobramentos.

Origens, cenário e perspectivas para a pesquisa em Ciência e Arte no Brasil

Estratégias de divulgação científica mediadas pelas artes tem sido mobilizada na promoção da alfabetização científica. Nosso objetivo é realizar mapeamento da pesquisa em Ciência e Arte no campo educacional no Brasil. O método adotado é a pesquisa exploratória, qualitativa, de caráter descritivo.

Diálogos interculturais sobre direitos humanos: experiências no Brasil e Colômbia

Nesta pesquisa estamos imbricados em compreender discursos e vozes presentes no contexto escolar concernente aos Direitos Humanos em contato com a Educação em Ciências. Nesse caminho consideramos os espaços online (mídias e redes sociais) e offline (a escola).