
LINHA DE PESQUISA 1: Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química

LINHA DE PESQUISA 2: Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química

LINHA DE PESQUISA 3: História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química


Utilização da Experimentação no Ensino de Química
Divulgar, avaliar, e propor a utilização de experimentos simples e baratos no ensino de química para alunos do Ensino Básico (Fundamental e Médio), independente da disponibilidade de laboratório didático.
Avaliação de Material Didático relacionado ao Ensino de Química
Avaliação de materiais didáticos utilizados no Ensino de química por professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio) e de Graduação, bem como propor novos materiais didáticos.


Química como Ideologia
O projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar como a Química, em suas mais diferentes repercussões, tem sido uma ideologia. Referenciado no marxismo temos estudado inicialmente a noção de sustentabilidade e a química dos anticoncepcionais e o controle do corpo da mulher.
Química como Ideologia
A pesquisa tem como objetivo estudar a ação dos mais diferentes obstáculos epistemológicos, resgatando a contribuição de Gaston Bachelard, no ensino de ciências. Temos dado atenção especial a influência da teleologia, do vitalismo e antropomorfismo no ensino de Química, Bioquímica e Biologia.
Site: www.epistemologia.ufrj.br
Facebook: https://www.facebook.com/epistemologia/


Metaxy Semeion: semiose, cultura e educação na intersecção de tradições e tecnologias contemporâneas
Investiga a complexidade das relações semióticas nas expressões culturais, científicas e educacionais, com foco na multimodalidade e transdisciplinaridade. Estuda práticas culturais indígenas e a representação da ciência em mídias populares.


Educação, formação docente e socioeducação: uma proposta de alfabetização científica da formação docente à sala de aula: análise da trajetória formativa e da atuação de professores de química
Desenvolvo estudos sobre alfabetização científica, diversidade e interseccionalidade no ambiente educacional e tecnologias e metodologias no processo de ensino-aprendizagem.


Laboratório Didático de Química (LaDQuim)
É um ambiente dedicado à divulgação científica e à formação docente e tem como objetivos a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de educação científica, tendo parcerias com diversas escolas públicas do Rio de Janeiro.


A prática da docente de Química: currículo, conhecimento e pertencimento profissional
O projeto investiga as estruturas de conhecimento formuladas a partir das políticas públicas e curriculares para o Ensino de Química no cenário nacional, com foco no estado do Rio de Janeiro. Os estudos orientam-se pela abordagem do ciclo de políticas e por narrativas sobre pertencimento profissional.


Relações de gênero e sexualidade no Ensino de Química
Estudamos as práticas escolares que contribuem para a promoção/desconstrução da naturalização do baixo desempenho de meninas em disciplinas das ciências exatas e da natureza, assim como os efeitos da sexualidade nas relações sociais escolares de ensino de ciências.
Interculturalidade no Ensino de Química
Nos valemos da interculturalidade, sob a perspectiva das culturas não hegemônicas, no desenvolvimento do conhecimento científico e propomos discussões sobre o acesso de grupos subalternizados ao conhecimento químico e sua ressignificação.
Ensino de Química na promoção da Educação Ambiental Crítica
Promovemos reflexões sobre os contextos de importância do conhecimento químico na construção da argumentação crítica sobre questões ambientais.


O uso de narrativas no processo de ensino aprendizagem de Química
Investiga a possibilidade da inserção de narrativas no contexto de ensino e aprendizagem.
Educação Socioemocional no Ensino de Química da Educação básica: reflexões a partir da narrativa docente
Investiga a educação socioemocional no contexto da sala de aula.
Território escola e processo de ensino aprendizagem de ciências: um diálogo interdisciplinar
Investiga como a paisagem ambiental pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação no processo de ensino aprendizagem escolar
Investiga as concepções de avaliação de docentes e estudantes e suas consequências.
Educação Ambiental no Contexto Escolar
Investiga o desenvolvimento da Educação Ambiental no ambiente escolar, contribuindo para discussões e proposições de ações que culminem em práticas efetivas para sua consolidação.


Avaliação da motivação e das características associadas à autorregulação da aprendizagem nos ambientes nos ambientes escolares e universitário
Este projeto pretende investigar os perfis motivacionais e autorregulatórios de estudantes universitários e da Educação Básica, à luz da Teoria da Autodeterminação e da Perspectiva da Aprendizagem Autorregulada.


A pesquisa em Ensino de Química abrange projetos voltados à Pedagogia Histórico-Crítica e as questões socioambientais relacionadas ao uso da água, tratamento de água e efluentes aquosos, as bacias hidrográficas, o saneamento básico e os impactos na saúde humana e no meio ambiente, a qualidade do ar e os GEE. As metodologias ativas são abordadas de forma a adequar os conteúdos da química e o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes de forma a propiciar seu desenvolvimento cognitivo, motor, social, crítico e empático. Dessa forma, as metodologias são uma interface com as abordagens cognitivistas, principalmente a Aprendizagem Sigificativa (David ausubel) e seus desdobramentos.


Origens, cenário e perspectivas para a pesquisa em Ciência e Arte no Brasil
Estratégias de divulgação científica mediadas pelas artes tem sido mobilizada na promoção da alfabetização científica. Nosso objetivo é realizar mapeamento da pesquisa em Ciência e Arte no campo educacional no Brasil. O método adotado é a pesquisa exploratória, qualitativa, de caráter descritivo.
Diálogos interculturais sobre direitos humanos: experiências no Brasil e Colômbia
Nesta pesquisa estamos imbricados em compreender discursos e vozes presentes no contexto escolar concernente aos Direitos Humanos em contato com a Educação em Ciências. Nesse caminho consideramos os espaços online (mídias e redes sociais) e offline (a escola).