LINHA DE PESQUISA 1: Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química
LINHA DE PESQUISA 2: Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química
LINHA DE PESQUISA 3: História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química
Antonio Carlos de Oliveira Guerra
Sou licenciado em química pela UFRJ, com pós-graduação em Química Inorgânica. Como professor Associado do Departamento de Química Inorgânica, oriento projetos de pesquisa em ensino de Química desde 2010.
Email: acog@iq.ufrj.br
LINHAS DE PESQUISA
1 – Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química.
2 – Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química.
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
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PROJETOS DE PESQUISA
Utilização da Experimentação no Ensino de Química
Divulgar, avaliar, e propor a utilização de experimentos simples e baratos no ensino de química para alunos do Ensino Básico (Fundamental e Médio), independente da disponibilidade de laboratório didático.
Avaliação de Material Didático relacionado ao Ensino de Química
Avaliação de materiais didáticos utilizados no Ensino de química por professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio) e de Graduação, bem como propor novos materiais didáticos.
PROJETOS DE EXTENSÃO
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ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
Estudo e validação de uma progressão de aprendizagem em cinética química de estudantes de nível superior.
Monteiro, Luciana; Guerra, Antônio; Silva, Joaquim.
Química Nova, 2020
Rodrigo Volcan Almeida
Professor do Departamento de Bioquímica, do Programa de Pós-graduação em Bioquímica (PPGBq) e do Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQui), todos do Instituto de Química da UFRJ. Na área de ensino tem interesse especial nos processos que atravessam a produção do conhecimento científico, especialmente os processos ideológicos, tendo como referencial principal o marxismo.
Email: volcan@iq.ufrj.br
LINHAS DE PESQUISA
1 – Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química.
3 – História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química.
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos em Epistemologia (GI2E@)
O GI2E2 tem como objetivo geral investigar os processos de construção/produção das ciências. Assim, utilizando principalmente o conceito marxista de ideologia nas áreas de ensino/aprendizagem, pesquisa e divulgação de ciências, busca problematizar noções e conceitos correntes em diferentes campos científicos.
PROJETOS DE PESQUISA
Química como Ideologia
O projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar como a Química, em suas mais diferentes repercussões, tem sido uma ideologia. Referenciado no marxismo temos estudado inicialmente a noção de sustentabilidade e a química dos anticoncepcionais e o controle do corpo da mulher.
Obstáculos Epistemológicos no Ensino de Ciências
A pesquisa tem como objetivo estudar a ação dos mais diferentes obstáculos epistemológicos, resgatando a contribuição de Gaston Bachelard, no ensino de ciências. Temos dado atenção especial a influência da teleologia, do vitalismo e antropomorfismo no ensino de Química, Bioquímica e Biologia.
Site: www.epistemologia.ufrj.br
Facebook: https://www.facebook.com/epistemologia/
PROJETOS DE EXTENSÃO
Conversas com professores de ciências da rede de ensino do Rio de Janeiro: construindo um instrumento dialógico para formação continuada
Grupo de estudos para formação continuada de professores de ciências, da rede de ensino do Estado do Rio de Janeiro em um projeto de extensão. É focado em questões relativas à filosofia, sociologia e epistemologia no ensino de ciências, e em propostas de algumas práticas pedagógicas alternativas.
TECH? POP? TUDO
Alimentos Transgênicos, Agrotóxicos, Química e Saúde Atividade de extensão, uma oficina para estudantes e professores, com o objetivo de abordar a Química, a Bioquímica e a Biotecnologia no contexto dos alimentos transgênicos, do uso intensivo de agrotóxicos, as relações com a saúde e a crítica à noção de sustentabilidade na sociedade capitalista.
ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
BACHELARD E AS CIÊNCIAS: OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO E NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA, QUÍMICA E CIÊNCIAS SOCIAIS.
MARCELO HERBST; ARIANE LARENTIS; LÚCIO CALDAS; MANUEL GUSTAVO RIBEIRO; PEDRO CAZES; RODRIGO ALMEIDA; TOMÁS GARCIA; ISABELLE COSTA-AMARAL, (Orgs.) 1. ed. CURITIBA: APPRIS, 2023. 231p . https://editoraappris.com.br/produto/bachelard-e-as-ciencias-obstaculos-epistemologicos-no-desenvolvimento-e-no-ensino-aprendizagem-de-biologia-quimica-e-ciencias-sociais/
Waldmir Nascimento de Araujo Neto
Sou professor do IQ-UFRJ e pesquisador na área Multidisciplinar, com formação pela UERJ, UFF e USP. Atuo na formação de professores de química e coordeno o Leseq-UFRJ, dedicado à confluência entre formação docente e Semiótica.
Email: waldmir@iq.ufrj.br
LINHAS DE PESQUISA
1 – Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química.
3 – História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química.
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química (Leseq-UFRJ)
Desenvolve pesquisas sobre a interseção entre Semiótica e Ensino de Química.
Site: http://leseq.blogspot.com
Projeto CInÊNCIA
Desenvolve atividades interativas em cinema, audiovisual e HQs, promovendo diversidade de linguagens e temas como sustentabilidade.
Instagram: @cinencia.ufrj
PROJETOS DE PESQUISA
Metaxy Semeion: semiose, cultura e educação na intersecção de tradições e tecnologias contemporâneas
Investiga a complexidade das relações semióticas nas expressões culturais, científicas e educacionais, com foco na multimodalidade e transdisciplinaridade. Estuda práticas culturais indígenas e a representação da ciência em mídias populares.
PROJETOS DE EXTENSÃO
CInÊNCIA
Promove oficinas de divulgação cultural usando o cinema, audiovisual, mangá e animes. Focaliza a diversidade de linguagens e temas como a sustentabilidade e a identidade docente, envolvendo a comunidade interna e externa dos campi da UFRJ.
Instagram: @cinencia.ufrj
ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
Las Diferentes Semiosis de la Ayahuasca
Aline Florence da Costa e Waldmir Araujo Neto
Cosmosemióticas de la Resistencia y Decolonialidad (p.231-257); 2023
https://doi.org/10.5281/zenodo.10372403
Stephany Petronilho Heidelmann
Doutora em Educação pela PUC-Rio, mestre em Ensino de Química pela UFRJ, licenciada em Química pelo IFRJ e Pedagoga pela Ítalo. Docente de Química e Educação no Departamento de Química Fundamental da UFRRJ e no Mestrado Profissional em Ensino de Química da UFRJ.
Email: stephanyph@ufrrj.br
LINHAS DE PESQUISA
1 – Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química.
2 – Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
Membro do grupo de pesquisa Educação e Sociedade do CNPq
PROJETOS DE PESQUISA
“Educação, formação docente e socioeducação: uma proposta de alfabetização científica” e “Da formação docente à sala de aula: análise da trajetória formativa e da atuação de professores de química”.
Desenvolvo estudos sobre alfabetização científica, diversidade e interseccionalidade no ambiente educacional e tecnologias e metodologias no processo de ensino-aprendizagem.
PROJETOS DE EXTENSÃO
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ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
HEIDELMANN, S. P.; CANDAU, V. M. F.
Construção social das escolhas e destinos escolares: mulheres negras da Licenciatura em Química do IFRJ-CDUC. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 19, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7446/3370
Joaquim Fernando Mendes da Silva
Graduado em Farmácia e em Licenciatura em Filosofia, doutor em Química Orgânica pela UFRJ e realizou estágio pós-doutoral no University College London. Atualmente é professor do IQ/UFRJ, tendo como temas de pesquisa o enfoque CTS no Ensino de Química e o desenvolvimento de materiais lúdicos.
Email: joaquim@iq.ufrj.br
LINHAS DE PESQUISA
1 – Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química.
2 – Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
O Laboratório Didático de Química (LaDQuim) é um ambiente dedicado à divulgação científica e à formação docente e tem como objetivos a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de educação científica, tendo parcerias com diversas escolas públicas do Rio de Janeiro.
PROJETOS DE PESQUISA
O Laboratório Didático de Química (LaDQuim) é um ambiente dedicado à divulgação científica e à formação docente e tem como objetivos a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de educação científica, tendo parcerias com diversas escolas públicas do Rio de Janeiro.
PROJETOS DE EXTENSÃO
Exposição “A QUÍMICA EM TUDO” – AÇÃO DE DIFUSÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS E PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
apresentar contribuições da Ciência para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, tendo como referenciais a teoria histórico-cultural e o enfoque CTS.
ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
ESTIMULANDO O AUMENTO DO CAPITAL CIENTÍFICO DE MENINAS DO RIO DE JANEIRO FORA DO CONTEXTO ESCOLAR.
Lohrene de Lima da Silva, Viviane Gomes Teixeira, Joaquim Fernando Mendes da Silva. Ensino de Química em Revista, v. 6, p. 12-40, 2023. DOI 10.29327/5249007.1-1
Rozana Gomes de Abreu
Docente do Setor Curricular de Química do Colégio de Aplicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui) da UFRJ. Doutora em Educação pelo PROPED-UERJ e Mestre em Educação pela PPGE-UFRJ. Desenvolve pesquisas em: Ensino de Química, conhecimento, currículo, formação docente e políticas curriculares.
Email: rgrozana@gmail.com
LINHAS DE PESQUISA
2 – Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química
3 – História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
Grupo de pesquisa: Currículo e Ensino de Química
O grupo se insere nos contextos do Colégio de Aplicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui) da UFRJ. As investigações focalizam as temáticas do campo curricular e do Ensino de Química, com destaque para: conhecimento, avaliação, políticas curriculares e formação docente.
PROJETOS DE PESQUISA
A prática d@ docente de Química: currículo, conhecimento e pertencimento profissional
O projeto investiga as estruturas de conhecimento formuladas a partir das políticas públicas e curriculares para o Ensino de Química no cenário nacional, com foco no estado do Rio de Janeiro. Os estudos orientam-se pela abordagem do ciclo de políticas e por narrativas sobre pertencimento profissional.
PROJETOS DE EXTENSÃO
Repensando o Ensino de Química a partir da identidade docente
Promover discussões e reflexões junto a professores de Química e/ou Ciências sobre políticas curriculares voltadas à Educação Básica e/ou Ensino Superior e seus impactos para o Ensino de Química a partir dos conceitos de disciplina, conhecimento escolar, avaliação e identidade docente.
ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
Título: Aterrando políticas obscurantistas: uma discussão curricular sobre possibilidades de conversas (complicadas) no Antropoceno
Autores: Guilherme de Azeredo Coelho; Rozana Gomes de Abreu; Juliana Milanez
Revista Teias (publicação digital)
Ano: 2024
Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/76461
Viviane Gomes Teixeira
Sou professora do IQ/UFRJ e meu interesse pela formação de professores de Química se dá em torno das questões socialmente construídas sobre os sujeitos de direito ao conhecimento químico. Por isso, atuo na pesquisa, ensino e extensão sobre as questões de gênero e sexualidade no ensino de Química, assim como a interculturalidade e a educação ambiental.
Email: vgomes@iq.ufrj.br
LINHAS DE PESQUISA
2 – Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química
3 – História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
O Laboratório Didático de Química (LADQUIM)
É um ambiente dedicado à divulgação científica e à formação docente e tem como objetivos a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de educação científica, tendo parcerias com diversas escolas públicas do Rio de Janeiro.
Site: ladquim@iq.ufrj.br
PROJETOS DE PESQUISA
Relações de gênero e sexualidade no Ensino de Química
Estudamos as práticas escolares que contribuem para a promoção/desconstrução da naturalização do baixo desempenho de meninas em disciplinas das ciências exatas e da natureza, assim como os efeitos da sexualidade nas relações sociais escolares de ensino de ciências.
Interculturalidade no Ensino de Química
Nos valemos da interculturalidade, sob a perspectiva das culturas não hegemônicas, no desenvolvimento do conhecimento científico e propomos discussões sobre o acesso de grupos subalternizados ao conhecimento químico e sua ressignifi+A1:J13cação.
Ensino de Química na promoção da Educação Ambiental Crítica
Promovemos reflexões sobre os contextos de importância do conhecimento químico na construção da argumentação crítica sobre questões ambientais.
PROJETOS DE EXTENSÃO
Meninas na Química – Áreas das Ciências Exatas como opção profissional feminina
Pretendemos promover o acesso de meninas ao conhecimento das Ciências da Natureza e Matemática e incentivá-las a ingressar na universidade pública em carreiras científicas. Para isso, trabalhamos com a promoção da argumentação científica por meio de temas socio científicos, aliando a experimentação investigativa e a ludicidade ao ensino de ciências.
Redes sociais: @meninasnaquimicaufrj
Site: ladquim@iq.ufrj.br
ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
SILVA, L. L. ; TEIXEIRA, V. G. ; SILVA, J. F. M. . ESTIMULANDO O AUMENTO DO CAPITAL CIENTÍFICO DE MENINAS DO RIO DE JANEIRO FORA DO CONTEXTO ESCOLAR. In: Oliveira, G. C. G; Milanez, J.; Almeida, R. V.; Carpenter, T. S. M.; Teixeira, V. G.. (Org.). Ensino de Química em Revista: Proposta para o enfrentamento de desigualdades sociais. 1ed.Rio de Janeiro: , 2023, v. 6, p. 12-40
Link: https://pequiufrj.wordpress.com/wp-content/uploads/2023/06/capitulo1.pdf
Juliana Milanez
Mulher, mãe e professora Associada do IMQ do CM UFRJ-Macaé da UFRJ. Doutora em Ciências pela UFSCar, Mestre em Ciências pela USP e Bacharela em Química pela USP. Desenvolve pesquisa e extensão nas áreas de Química Inorgânica e Educação, especialmente em Educação Ambiental, Ensino de Química, Formação de Professores, Desigualdade de Gênero e Nanociências.
Email: jumilanezufrj@gmail.com
LINHAS DE PESQUISA
1 – Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química
2 – Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
Grupo de Pesquisa e Laboratório Linguagens no Ensino de Ciências
Grupo multidisciplinar que busca investigar novas possibilidades de ensino, divulgação e extensão universitária, potencializar aprendizagens e diálogos frente aos paradigmas educacionais vigentes com foco na educação básica, superior e o campo da formação inicial e continuada de professores. (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3185401793523270)
PROJETOS DE PESQUISA
O uso de narrativas no processo de ensino aprendizagem de Química
Investiga a possibilidade da inserção de narrativas no contexto de ensino e aprendizagem.
Educação Socioemocional no Ensino de Química da Educação básica: reflexões a partir da narrativa docente
Investiga a educação socioemocional no contexto da sala de aula.
Território escola e processo de ensino aprendizagem de ciências: um diálogo interdisciplinar
Investiga como a paisagem ambiental pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação no processo de ensino aprendizagem escolar
Investiga as concepções de avaliação de docentes e estudantes e suas consequências.
Educação Ambiental no Contexto Escolar
Investiga o desenvolvimento da Educação Ambiental no ambiente escolar, contribuindo para discussões e proposições de ações que culminem em práticas efetivas para sua consolidação.
PROJETOS DE EXTENSÃO
Aterrando políticas obscurantistas: uma discussão curricular sobre possibilidades de conversas (complicadas) no Antropoceno.
Coelho, Guilherme de Azeredo, De Abreu, Rozana Gomes, Milanez, Juliana. 2024. Revista Teias (meio digital).
Site: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/76461
Redes sociais: @meninasnaquimicaufrj
ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
Aterrando políticas obscurantistas: uma discussão curricular sobre possibilidades de conversas (complicadas) no Antropoceno.
Coelho, Guilherme de Azeredo, De Abreu, Rozana Gomes, Milanez, Juliana. 2024. Revista Teias (meio digital).
Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/76461
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira
Possui Graduação em Química (UERJ), Mestrado em Físico-Química (UFRJ) e Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (UFRJ). Estágio de Pós-doutorado na UNICAMP. Atualmente professor associado do Departamento de Físico-Química da UFRJ. Nas áreas de Educação e Ensino de Química tem experiência na pesquisa sobre Espaços não formais de Educação, Motivação e Autorregulação da Aprendizagem.
Email: cordeiro@iq.ufrj.br
LINHAS DE PESQUISA
1 – Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química
2 – Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
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PROJETOS DE PESQUISA
AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E DAS CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS À AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS AMBIENTES ESCOLARES E UNIVERSITÁRIO
Este projeto pretende investigar os perfis motivacionais e autorregulatórios de estudantes universitários e da Educação Básica, à luz da Teoria da Autodeterminação e da Perspectiva da Aprendizagem Autorregulada.
PROJETOS DE EXTENSÃO
MUSEUS COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA.
A utilização de museus como espaços não formais de educação visa por um lado estimular a curiosidade e motivar os alunos com relação aos conteúdos de natureza científica contidos nas peças em exposição e, por outro lado, suprir, ao menos em parte, as carências dos estabelecimentos de ensino tais como falta de laboratórios e de recursos audiovisuais, reconhecidamente motivadores no processo ensino-aprendizagem. Esse projeto abrange o planejamento, execução e avaliação de visitas guiadas a museus.
ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
Experiências de Aprendizagem Mediada: Aplicações ao Ensino de Química; Oliveira, Guilherme; Machado, Jonas; Pod Editora; 2023.
Paula Macedo Lessa dos Santos
Atua no PEQUI desde 2014, onde ministra as disciplinas Experimentação para o Ensino de Química e Seminários. Tem como interesse de pesquisa, as questões ambientais discutidas à luz da química por meio da Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani e outros), das Metodologias Ativas e da Aprendizagem Significativa (David Ausubel e outros). Foi docente na educação básica, tecnologista e química. Graduada em Química (Licenciatura) na UERJ, Mestre e Doutora em Ciências (IPPN-UFRJ), Especialista em Gestão Ambiental (MBE-COPPE UFRJ) e em Propriedade Intelectual (INPI). Já orientou 12 dissertações de mestrado, Iniciação Científica e Extensão Universitária.
Email: paulalessa@iq.ufrj.br
LINHAS DE PESQUISA
2 – Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química
3 – História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
É líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Educação para a Sustentabilidade (GAES). Diretório CNPQ:
Site: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/290924
Coordena o projeto RECICLAB: Química Verde e Sustentabilidade, um projeto de Gestão Ambiental, Pesquisa e Extensão.
Site: https://reciclab.iq.ufrj.br/noticias/
Instagram: @projetoreciclab
Coordena o Projeto LABTRAT de pesquisa e extensão.
PROJETOS DE PESQUISA
A pesquisa em Ensino de Química abrange projetos voltados à Pedagogia Histórico-Crítica e as questões socioambientais relacionadas ao uso da água, tratamento de água e efluentes aquosos, as bacias hidrográficas, o saneamento básico e os impactos na saúde humana e no meio ambiente, a qualidade do ar e os GEE. As metodologias ativas são abordadas de forma a adequar os conteúdos da química e o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes de forma a propiciar seu desenvolvimento cognitivo, motor, social, crítico e empático. Dessa forma, as metodologias são uma interface com as abordagens cognitivistas, principalmente a Aprendizagem Sigificativa (David ausubel) e seus desdobramentos.
PROJETOS DE EXTENSÃO
Os projetos de extensão (RECICLAB e LABTRAT) estão ligados à temática ambiental e podem fazer interfaces com a pesquisa e a gestão ambiental. O tema agua potável e tratamento de efluentes aquosos são temas centrais destes projetos, porém, podem abarcar todos os temas relacionados aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
SABÕES E DETERGENTES: UM TEMA SOCIAL E AMBIENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
Paula Macedo Lessa dos Santos; Adriano de Almeida Cruz Filho. Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, 2023.
Link: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1111
Maria de Lourdes da Silva
Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (1989), mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio (1996) e doutora em História Política pela UERJ (2009). Professora Associada de História da Educação na Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ.
Email: lullua2@yahoo.com.br
LINHAS DE PESQUISA
2 – Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de química
3 – História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas-GPED, membro da Associação Nacional de História-ANPUH, da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas-ABRAMD e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos-NEIP.
PROJETOS DE PESQUISA
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PROJETOS DE EXTENSÃO
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ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
Educação para as Drogas na Formação Docente: Considerações acerca de um Minicurso Remoto para Profissionais de Ensino. GUIMARAES, M. F. B. B. ; COELHO, F.
- F. ; SILVA, Maria de Lourdes. EAD EM FOCO, v. 14, p. 1-15, 2024
Leonardo Maciel Moreira
Ator, Dramaturgo, Diretor de Teatro e Licenciado em Química. Possui mestrado em Ensino de Ciências, Doutorado em Educação e Pós-doutorado em Artes Cênicas. Desenvolve pesquisas sobre os temas: Divulgação Científica, Ciência & Arte e Relações étnico raciais e ensino de ciências.
Email: leo.qt@hotmail.com
LINHAS DE PESQUISA
1 – Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de química
3 -História, filosofia, sociologia e inovação no ensino de química
LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA
Educação, Ciências e Artes
Análise de relações entre Ciências e artes, em contextos de divulgação científica e educação formal. E relações étnico raciais no ensino de ciências. Alguns dos aportes teóricos envolvem o Movimento Ciência e Arte, a Educação CTS, os estudos de negritude e a Pesquisa Educacional Baseada em Artes.
PROJETOS DE PESQUISA
Origens, cenário e perspectivas para a pesquisa em Ciência e Arte no Brasil
Estratégias de divulgação científica mediadas pelas artes tem sido mobilizada na promoção da alfabetização científica. Nosso objetivo é realizar mapeamento da pesquisa em Ciência e Arte no campo educacional no Brasil. O método adotado é a pesquisa exploratória, qualitativa, de caráter descritivo.
Diálogos interculturais sobre direitos humanos: experiências no Brasil e Colômbia
Nesta pesquisa estamos imbricados em compreender discursos e vozes presentes no contexto escolar concernente aos Direitos Humanos em contato com a Educação em Ciências. Nesse caminho consideramos os espaços online (mídias e redes sociais) e offline (a escola).
PROJETOS DE EXTENSÃO
Ciênica
O objetivo é manter um Grupo de Teatro Universitário, visando à divulgação científica. O público-alvo são os estudantes da educação básica pública. Nossas ações são formação do estagiário/ator e o estudo, produção e realização de espetáculos teatrais sobre temáticas científicas.
Site: www.projetocienica.com.br e @projetocienica.
ÚLTIMA PUBLCAÇÃO
MOREIRA, L. M.. IAgora: a itinerância em tempos de pandemia. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 1, p. 1-24, 2021.