O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui) do Instituto de Química da UFRJ foi recomendado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2013, tendo iniciado suas atividades em março de 2014 com a modalidade Mestrado Profissional.
Sua origem se dá pela união dos esforços de docentes do Instituto de Química ao compreenderem a especificidade que a formação de professores deve guardar para que o ensino de Química assuma um caráter emancipatório na formação básica dos estudantes.
Após 10 anos de vida, o PEQui atuou na formação continuada em nível de mestrado de mais de 60 professores e ampliou sua dimensão formativa, aumentando seu quadro docente e diversificando seus temas de pesquisa em consonância com as mais recentes tendências teóricas do Ensino de Química e exigências nacionais para a formação de professores de Química.
Na última avaliação da CAPES, relativa ao quadriênio de 2017 a 2020, o PEQui obteve nota 4, sendo a máxima igual a 5 para programas profissionais. A avaliação reflete a qualificação do corpo docente, a produção intelectual gerada por meio das dissertações desenvolvidas, atividades de pesquisa e extensão, assim como a inserção social dessa produção, refletindo o compromisso do PEQui na formação de professores para a educação pública e democrática.