Skip to content

O programa de Pós-Graduação em Ensino de Química do IQ-UFRJ – Modalidade Mestrado Profissional trabalha em diferentes campos do conhecimento, e conecta o tradicional ao inovador ao buscar excelência em suas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Nossa Missão

O Mestrado Profissional em Ensino de Química do IQ-UFRJ tem como missão colaborar para a formação continuada de professores do ensino básico, com foco nas questões decorrentes da escola pública. Por isso, nos baseamos nos seguintes valores:

  • Aprofundar a formação científica com ênfase na ampliação da experiência prática de profissionais que estejam em exercício nos sistemas de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior, capacitando-os a elaborar novas técnicas, metodologias e processos e a aplicar conhecimentos, tecnologias e resultados científicos à solução de problemas na prática docente de química;
  • Formar profissionais com capacidade de identificar e utilizar os resultados de pesquisas no campo do Ensino de Química para atuar na ampliação dos conhecimentos da área, na melhoria da qualidade do ensino, e no desenvolvimento de metodologias que focalizem a criação de produtos e processos educacionais específicos no segmento da Química, que possam ser implementados em condições reais de ensino.

Nosso Objetivos

A fim de cumprir nossa missão, nossos objetivos visam aprofundar a formação dos docentes de Química, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, quanto ao domínio de conhecimentos, relevando os aspectos de formação específica nos conteúdos da ciência química, tanto quanto nos aspectos epistemológicos, metodológicos, históricos, culturais e sociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina, enfatizando também o uso de novas tecnologias de ensino, experimentação, os processos de divulgação científica e a realização de pesquisas sobre os fenômenos ocorridos em sala de aula. Para tanto, nos dedicamos a:

  • Problematizar fenômenos didáticos do ensino de química, ao mobilizar uma perspectiva teórica crítica e complexa sobre a inserção e interação dos sujeitos nos e com os processos educativos, contribuindo assim para a formação continuada de professores em sentido de pós-graduação.
  • Investigar as práticas de ensino e formação em contextos escolares e educativos, usando ferramentas metodológicas adequadas, e propondo desafios inovadores que permitam contribuir para a compreensão e aprofundamento crítico do campo da didática da química.
  • Desenvolver propostas teórico-práticas de atuação didática baseadas em evidências que decorram dos processos formativos, levando à construção de novos conhecimentos para o campo da didática da química.
  • Elaborar comunicações orientadas à publicação científica e de divulgação, em diferentes modalidades, sobre o saber didático especializado da química, e de seu ensino, juntamente com os campos disciplinares associados, contribuindo para o desenvolvimento da área.

O Mestrado Profissional em Ensino de Química da UFRJ não cobra taxas ou mensalidades de qualquer natureza.