Organizada desde 2016, “Ensino de Química em Revista” é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). A publicação tem como objetivo ampliar as fronteiras de comunicação do PEQui com pesquisadores, estudantes e interessados no ensino de química, ao apresentar os trabalhos de conclusão do corpo discente em confluência com trabalhos que atenderam aos Editais das chamadas específica, sendo todos os trabalhos revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. “Ensino de Química em Revista” destina-se, principalmente, à professoras, professores e estudantes de ensino de Química, apresentando as temáticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmica e Profissional, fornecendo subsídios para reflexão de práticas pedagógicas na educação e promovendo novos olhares para o ensino de Química.
REGRAS PARA ENVIO DAS MATÉRIAS
Ensino de Química em Revista – das teorias às propostas de ação

Informações bibliográficas
ISBN: 978-85-61987-07-7
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição – 2016
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Apresentação
Leonardo Maciel Moreira, Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Paula Macedo Lessa dos Santos & Jussara Lopes de Miranda
págs. 5-6
Ensino de Química e CTS: do Sentido à Interdisciplinaridade e à Contextualização
Álvaro Chrispino, Tais Conceição dos Santos & Priscila Regina Vilas Boas
págs. 7-30
Compreendendo os Processos de Constituição das Identidades Profissionais Docentes Durante a Formação Inicial de um Grupo de Licenciandos em Química
Aline de Souza Janerine & Bruno Andrade Pinto Monteiro
págs. 31-58
Uma Terapia Filosófica sobre a Existência de Átomos
Jackson Góis
págs. 59-87
Análise da Percepção de Professores Sobre o Jogo Loucs: uma Aventura Real, um Role-Playing-Game (RPG) para o Ensino de Química Ambiental
Tatiana Vianna Francisco & Joaquim Fernando Mendes da Silva
págs. 88-105
A Sala Virtu@l de Química
Andrea Carlos Borges & Antônio Carlos de Oliveira Guerra
págs. 106-129
Atividades Experimentais em Química Utilizando a Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas
Brunno Martins Teixeira & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira
págs. 130-152
Cine em Sala: um Guia Fílmico para Professores
Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello & Waldmir Nascimento de Araujo Neto
págs. 153-175