Organizada desde 2016, “Ensino de Química em Revista” é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). A publicação tem como objetivo ampliar as fronteiras de comunicação do PEQui com pesquisadores, estudantes e interessados no ensino de química, ao apresentar os trabalhos de conclusão do corpo discente em confluência com trabalhos que atenderam aos Editais das chamadas específica, sendo todos os trabalhos revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. “Ensino de Química em Revista” destina-se, principalmente, à professoras, professores e estudantes de ensino de Química, apresentando as temáticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmica e Profissional, fornecendo subsídios para reflexão de práticas pedagógicas na educação e promovendo novos olhares para o ensino de Química.
REGRAS PARA ENVIO DAS MATÉRIAS
O papel social do Ensino de Química

Informações bibliográficas
ISBN: 978-85-61987-09-1
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição – 2017
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Apresentação
A pesquisa em Ensino de Química no Rio de Janeiro
Alice Casimiro Lopes
págs. 7-12
Alguns apontamentos sobre a educação ambiental no Brasil
Carlos Frederico Loureiro
págs.13-28
A chuva ácida e o meio ambiente: Uma proposta metodológica para ensinar o tema a alunos com deficiência intelectual incluso em uma turma de ensino médio regular
Verônica de Souza Mussoi, Gabriela Salomão Alves Pinho & Paula Macedo Lessa dos Santos
págs. 29-42
Aproximação do método jigsaw de aprendizagem cooperativa para no ensino de eletroquímica no ensino médio
Walter José Teixeira Júnior & Paula Macedo Lessa dos Santos
págs. 43-58
Considerações sobre o uso de um conto de ficção científica no ensino de química: radioatividade
Pablo Wolf Oliveira & Nadja Paraense dos Santos
págs. 59-75
Uma breve história do átomo e seus modelos: uma possível contribuição à história da química no ensino médio
Marcelo Delena Trancoso & Nadja Paraense dos Santos
págs. 75-88
A Química no museu nacional: sugestões para elaboração de visitas escolares
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira & Carina Costa dos Santos
págs. 89-100
Química acessível: construção de uma plataforma digital para o debate sobre inclusão no ensino de química
Cristiana de Barcellos Passinato, Rodrigo Volcan Almeida & Waldmir Nascimento de Araujo Neto
págs. 101-116
Soluções químicas: a abordagem do conhecimento químico escolar nos anais do ENEQ (2010-2016)
Sheila de Araujo & Rozana Gomes de Abreu
págs. 117-132
Resíduos sólidos e educação ambiental: desafios na busca da transdisciplinaridade
Mariana Berendonk & Jussara Lopes de Miranda
págs. 133-146
O antropoceno e a água como moeda social: uma proposta mediadora para o ensino de química
Caroline Ferreira Santos Rodrigues & Jussara Lopes de Miranda
págs. 147-164
Problematizando o ensino de funções inorgânicas: uma proposta de trabalho experimental
Fabiane Pereira Martins, Rodrigo Volcan Almeida & Marcelo Hawrylak Herbst
págs. 165-178