Organizada desde 2016, “Ensino de Química em Revista” é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). A publicação tem como objetivo ampliar as fronteiras de comunicação do PEQui com pesquisadores, estudantes e interessados no ensino de química, ao apresentar os trabalhos de conclusão do corpo discente em confluência com trabalhos que atenderam aos Editais das chamadas específica, sendo todos os trabalhos revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. “Ensino de Química em Revista” destina-se, principalmente, à professoras, professores e estudantes de ensino de Química, apresentando as temáticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmica e Profissional, fornecendo subsídios para reflexão de práticas pedagógicas na educação e promovendo novos olhares para o ensino de Química.
REGRAS PARA ENVIO DAS MATÉRIAS
Identidades e Metodologias na Ação Docente

Informações bibliográficas
ISBN: 978-85-61987-12-1
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição – 2019
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Apresentação
Rozana Gomes, Tatiana Carpenter & Waldmir Araujo Neto
págs. 7-10
Identidade Profissional: a roda de conversa como espaço para formação de professores de química
Tatiana Seixas Machado Carpenter & Rozana Gomes de Abreu
págs. 11-47
Síntese de Ésteres: uma proposta de atividade segundo o Triângulo de Johnstone
Luíza Melo de Aguiar Lira & Paula Macedo Lessa dos Santos
págs. 48-77
Aliando a abordagem baseada em problemas e o esquema de argumentação de Toulmin: uma proposta de para estudantes de química da educação básica
Lucas da Silva Grion & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira
págs. 78-110
Desenvolvimento de Propostas Metodológicas para o Ensino de Química com a temática Efeito Estufa
Caroline Rodrigues Peçanha de Almeida, Antônio Carlos de Oliveira Guerra & Joaquim Fernando Mendes da Silva
págs. 111-141
Vivência e motivação no jogo “Química do Lixo”
Elaine Cristina da Silva & Esteban Lopez Moreno
págs. 142-169
Jogo africano em aulas de química
Jaqueline da Conceição de Souza & Leonardo Maciel Moreira
págs. 170-200
A utilização de jogos teatrais no ensino de química: da construção à sua utilização
Gabriel Alves Pinto, Leonardo Maciel Moreira & Waldmir Nascimento de Araujo Neto
págs. 201-232
Autores
págs. 233-237