Organizada desde 2016, “Ensino de Química em Revista” é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). A publicação tem como objetivo ampliar as fronteiras de comunicação do PEQui com pesquisadores, estudantes e interessados no ensino de química, ao apresentar os trabalhos de conclusão do corpo discente em confluência com trabalhos que atenderam aos Editais das chamadas específica, sendo todos os trabalhos revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. “Ensino de Química em Revista” destina-se, principalmente, à professoras, professores e estudantes de ensino de Química, apresentando as temáticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmica e Profissional, fornecendo subsídios para reflexão de práticas pedagógicas na educação e promovendo novos olhares para o ensino de Química.
Constituindo Interfaces Necessárias: Problematizações do Ensino de Química a partir de Contextos Contemporâneos
Informações bibliográficas
ISBN: 978-65-272-0902-7
DOI: http://doi.org/10.29327/5450786
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

Apresentação
Os organizadores
A experimentação investigativa no Ensino de Química: “o problema das canetinhas hidrocor” em um clube de ciências
Breno Dias Rodrigues & João Manoel da Silva Malheiro
https://doi.org/10.29327/5450786.1-1
Ensino de cinética química por meio de simuladores virtuais
Jonathan de Brito Brum, Cauê Torres de Oliveira Guedes Costa & Rose Mary Latini
https://doi.org/10.29327/5450786.1-2
Ensino de Química e educação das relações étnico-raciais: uma análise documental das imagens em livros didáticos de química a partir da sociología de la imagen
Iago Vilaça de Carvalho & Fernanda Antunes Gomes da Costa
https://doi.org/10.29327/5450786.1-3
Validação de um instrumento psicométrico para investigação da motivação discente: aplicação ao ensino de química
Patrícia Monteiro Gigante Pereira & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira
https://doi.org/10.29327/5450786.1-4
Autores