Pular para o conteúdo

PUBLICAÇÕES ■ ENSINO DE QUÍMICA EM REVISTA

Organizada desde 2016, “Ensino de Química em Revista” é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). A publicação tem como objetivo ampliar as fronteiras de comunicação do PEQui com pesquisadores, estudantes e interessados no ensino de química, ao apresentar os trabalhos de conclusão do corpo discente em confluência com trabalhos que atenderam aos Editais das chamadas específica, sendo todos os trabalhos revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. “Ensino de Química em Revista” destina-se, principalmente, à professoras, professores e estudantes de ensino de Química, apresentando as temáticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmica e Profissional, fornecendo subsídios para reflexão de práticas pedagógicas na educação e promovendo novos olhares para o ensino de Química.

REGRAS PARA
ENVIO DAS MATÉRIAS

VOLUME 7
2024

Para ler a revista completa

Constituindo Interfaces Necessárias: Problematizações do Ensino de Química a partir de Contextos Contemporâneos

Informações bibliográficas

ISBN: 978-65-272-0902-7

DOI: http://doi.org/10.29327/5450786
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

Apresentação

Os organizadores

págs. 7 – 12 

A experimentação investigativa no Ensino de Química: “o problema das canetinhas hidrocor” em um clube de ciências

Breno Dias Rodrigues & João Manoel da Silva Malheiro

https://doi.org/10.29327/5450786.1-1

págs. 13 – 56

Ensino de cinética química por meio de simuladores virtuais

Jonathan de Brito Brum, Cauê Torres de Oliveira Guedes Costa & Rose Mary Latini

https://doi.org/10.29327/5450786.1-2

págs. 47 – 90

Ensino de Química e educação das relações étnico-raciais: uma análise documental das imagens em livros didáticos de química a partir da sociología de la imagen

Iago Vilaça de Carvalho & Fernanda Antunes Gomes da Costa

https://doi.org/10.29327/5450786.1-3

págs. 91 – 127

Validação de um instrumento psicométrico para investigação da motivação discente: aplicação ao ensino de química

Patrícia Monteiro Gigante Pereira & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira

https://doi.org/10.29327/5450786.1-4

págs. 128 – 161

Autores

págs. 162