Pular para o conteúdo

PUBLICAÇÕES ■ ENSINO DE QUÍMICA EM REVISTA

Organizada desde 2016, “Ensino de Química em Revista” é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). A publicação tem como objetivo ampliar as fronteiras de comunicação do PEQui com pesquisadores, estudantes e interessados no ensino de química, ao apresentar os trabalhos de conclusão do corpo discente em confluência com trabalhos que atenderam aos Editais das chamadas específica, sendo todos os trabalhos revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. “Ensino de Química em Revista” destina-se, principalmente, à professoras, professores e estudantes de ensino de Química, apresentando as temáticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmica e Profissional, fornecendo subsídios para reflexão de práticas pedagógicas na educação e promovendo novos olhares para o ensino de Química.

REGRAS PARA ENVIO DAS MATÉRIAS

VOLUME 4
2021

Para ler a revista completa

Construção de Múltiplos Caminhos para Ensino e Pesquisa

Informações bibliográficas

DOI: https://doi.org/10.29327/531015.1

ISBN: 978-65-5941-129-0

Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

Apresentação

págs. 8-14

Explorando um Conto de Ficção Científica: guia pedagógico para construir pontes entre Literatura, Ciências Humanas e Química em sala de aula

Pablo Wolf Oliveira & Nadja Paraense dos Santos

págs. 15-51

INORGANICARD: um jogo de cartas como estratégia de aprendizagem ativa para o ensino de eletronegatividade

Taís Arthur Corrêa, Giuslane Ferreira Machado, Nilza da Silva Morais & Tatiana da Costa Coelho

págs. 52-80

Análise da produção acadêmica relacionada à inclusão nos anais digitais do encontro nacional de ensino de química entre 2014- 2018

Anderson Rodrigues, Angela Sanches Rocha & Priscila Tamiasso-Martinhon

págs. 81-122

A Química na gastronomia molecular: ensino de ligações químicas por meio do enfoque CTS

Julianna Ferreira de Almeida Prata & Joaquim Fernando Mendes da Silva

págs. 123-155

Química e Arte: uma proposta de desenvolvimento de um projeto a partir da metodologia ABP

Cárita Dias Ramos Nascimento & Esteban Lopez Moreno

págs. 156-183

A visitação técnica orientada: uma proposta de integração escola-indústria para a formação dos Técnicos em Química

Rafael Lopes da Costa, Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira & Paula Macedo Lessa dos Santos

págs. 184-217

Caminhos preciosos na educação em química: visitas escolares ao Museu da Geodiversidade como recurso facilitador da aprendizagem

Karine Pires Moreira & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira

págs. 218-242

Guia Pedagógico: construção de Histórias em Quadrinhos para o ensino do tema Evolução dos Modelos Atômicos

Josineide Alves da Silva, Juliana Rocha Rodrigues Barcellos & Lidiane Aparecida de Almeida

págs. 243-272

Signos Químicos: um objeto de aprendizagem para apropriação das representações no ensino de Química

Thais Adrianne Silva Reinaldo & Ana Maria de Andrade Caldeira

págs. 273-304

Autores

págs. 305-312