Organizada desde 2016, “Ensino de Química em Revista” é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). A publicação tem como objetivo ampliar as fronteiras de comunicação do PEQui com pesquisadores, estudantes e interessados no ensino de química, ao apresentar os trabalhos de conclusão do corpo discente em confluência com trabalhos que atenderam aos Editais das chamadas específica, sendo todos os trabalhos revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. “Ensino de Química em Revista” destina-se, principalmente, à professoras, professores e estudantes de ensino de Química, apresentando as temáticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmica e Profissional, fornecendo subsídios para reflexão de práticas pedagógicas na educação e promovendo novos olhares para o ensino de Química.
REGRAS PARA ENVIO DAS MATÉRIAS
Construção de Múltiplos Caminhos para Ensino e Pesquisa
Informações bibliográficas
DOI: https://doi.org/10.29327/531015.1
ISBN: 978-65-5941-129-0
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

Apresentação
Explorando um Conto de Ficção Científica: guia pedagógico para construir pontes entre Literatura, Ciências Humanas e Química em sala de aula
Pablo Wolf Oliveira & Nadja Paraense dos Santos
INORGANICARD: um jogo de cartas como estratégia de aprendizagem ativa para o ensino de eletronegatividade
Taís Arthur Corrêa, Giuslane Ferreira Machado, Nilza da Silva Morais & Tatiana da Costa Coelho
Análise da produção acadêmica relacionada à inclusão nos anais digitais do encontro nacional de ensino de química entre 2014- 2018
Anderson Rodrigues, Angela Sanches Rocha & Priscila Tamiasso-Martinhon
A Química na gastronomia molecular: ensino de ligações químicas por meio do enfoque CTS
Julianna Ferreira de Almeida Prata & Joaquim Fernando Mendes da Silva
Química e Arte: uma proposta de desenvolvimento de um projeto a partir da metodologia ABP
Cárita Dias Ramos Nascimento & Esteban Lopez Moreno
A visitação técnica orientada: uma proposta de integração escola-indústria para a formação dos Técnicos em Química
Rafael Lopes da Costa, Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira & Paula Macedo Lessa dos Santos
Caminhos preciosos na educação em química: visitas escolares ao Museu da Geodiversidade como recurso facilitador da aprendizagem
Karine Pires Moreira & Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira
Guia Pedagógico: construção de Histórias em Quadrinhos para o ensino do tema Evolução dos Modelos Atômicos
Josineide Alves da Silva, Juliana Rocha Rodrigues Barcellos & Lidiane Aparecida de Almeida
Signos Químicos: um objeto de aprendizagem para apropriação das representações no ensino de Química
Thais Adrianne Silva Reinaldo & Ana Maria de Andrade Caldeira
Autores