Pular para o conteúdo

PUBLICAÇÕES ■ ENSINO DE QUÍMICA EM REVISTA

Organizada desde 2016, “Ensino de Química em Revista” é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). A publicação tem como objetivo ampliar as fronteiras de comunicação do PEQui com pesquisadores, estudantes e interessados no ensino de química, ao apresentar os trabalhos de conclusão do corpo discente em confluência com trabalhos que atenderam aos Editais das chamadas específica, sendo todos os trabalhos revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. “Ensino de Química em Revista” destina-se, principalmente, à professoras, professores e estudantes de ensino de Química, apresentando as temáticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmica e Profissional, fornecendo subsídios para reflexão de práticas pedagógicas na educação e promovendo novos olhares para o ensino de Química.

REGRAS PARA ENVIO DAS MATÉRIAS

VOLUME 5
2021

Para ler a revista completa

Meio Ambiente e Contextualização

Informações bibliográficas

DOI: https://doi.org/10.29327/542870

ISBN: 978-65-5941-343-0

Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

Apresentação

Prof. Mauro Guimarães

págs. 8-10

Novos Olhares para o Ensino de Química e Ambiente na Educação de Jovens e Adultos

Thiago Rodrigues de Sá Alves & Rose Mary Latini

págs. 11-44

Método do Estudo de Caso sobre Agrotóxicos para o Ensino de Química de Jovens e Adultos (EJA)

Laurine Cristina Paulo da Silva, Verônica Joyce Vieira da Silva, Thaís Nunes Lopes & André Marques dos Santos

págs. 45-88

Agrotóxicos como Tema Gerador no Processo de Aprendizagem de Química

Rosana Lima Gerpe, Priscila Tamiasso-Martinhon & Jussara Lopes Miranda

págs. 89-125

A Construção de Unidade Temática sobre Poluição Atmosférica Baseada em Metodologias Ativas para o Ensino Médio

Gislaine Penha Rossetto, José Ribeiro Gregório & Daniele Trajano Raupp

págs. 126-161

Experimentação e Desenvolvimento da Argumentação Científica em Aulas de Química do Ensino Básico

Yasmin Letícia Nunes Araujo, Juliana Milanez & Leonardo Maciel Moreira

págs. 162-197

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com a Temática Estereoquímica em Plantas Medicinais: Uma Proposta para o Ensino Presencial ou Remoto

Lara Colvero Rockenbach & Daniele Trajano Raupp

págs. 198-236

Abordagem do Tema Polímeros para Estudantes do Curso de Formação de Professores em Nível Médio

Fernanda Souza Pinto & Paula Macedo Lessa dos Santos

págs. 237-267

Contextualização do Ensino de Química através de Plataformas Digitais e Redes Sociais: Projeto Orbitando Ciência

Paola Cristina Ribeiro

págs. 268-296

O Protagonismo dos Alunos do Ensino Médio/Técnico no Desenvolvimento do Aplicativo “Fuel Ask” Abordando o Tema Combustíveis

Cinthia Diniz de Almeida & Jussara Lopes Miranda

págs. 297-325

Autores

págs. 326-332