Pular para o conteúdo

PUBLICAÇÕES ■ ENSINO DE QUÍMICA EM REVISTA

Organizada desde 2016, “Ensino de Química em Revista” é uma edição do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui – IQ – UFRJ). A publicação tem como objetivo ampliar as fronteiras de comunicação do PEQui com pesquisadores, estudantes e interessados no ensino de química, ao apresentar os trabalhos de conclusão do corpo discente em confluência com trabalhos que atenderam aos Editais das chamadas específica, sendo todos os trabalhos revistos às cegas por pares do Comitê Científico Editorial. “Ensino de Química em Revista” destina-se, principalmente, à professoras, professores e estudantes de ensino de Química, apresentando as temáticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmica e Profissional, fornecendo subsídios para reflexão de práticas pedagógicas na educação e promovendo novos olhares para o ensino de Química.

REGRAS PARA ENVIO DAS MATÉRIAS

VOLUME 6
2022

Para ler a revista completa

Proposta para o enfrentamento de desigualdades sociais

Informações bibliográficas

DOI: https://doi.org/10.29327/5249007

ISBN: 978-85-5722-817-7 
Copyright © Instituto de Química da UFRJ
1a Edição
Edição revisada segundo o acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Esta obra está sob os direitos da Creative Commons 4.0: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

Apresentação

Os organizadores

págs. 7 – 11

Estimulando o Aumento do Capital Científico de Meninas do Rio de Janeiro Fora do Contexto Escolar

Lohrene de Lima da Silva, Viviane Gomes Teixeira & Joaquim Fernando Mendes da Silva

págs. 12 – 40

Anticoncepcionais como Tema Gerador em uma Sequência Didática: Debatendo o Controle do Corpo da Mulher, Medicalização e Química Orgânica

Amanda Ramos de Mattos Thomé & Rodrigo Volcan Almeida

págs. 41 – 79

Ensino de Química Acessível no Ensino Médio: Estratégias Didáticas

Flávio Matheus Rosa, Valeria Fernandes Nunes & Adriana Baptista de Souza

págs. 80 – 102

Ensino de Ciências por Investigação e a Epistemologia de Gaston Bachelard: Possíveis Relações na Abordagem dos Resíduos Sólidos Urbanos

Carla Márcia Alvarenga da Silva & Antônio Carlos de Oliveira Guerra

págs. 103 – 143

Polímeros, Reciclagem e a Economia Circular: Relato da Experiência Formativa de uma Docente

Joyce Braga Camargo, Priscila Tamiasso-Martinhon, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da Silva, Angela Sanches Rocha & Célia Regina Sousa da Silva

págs. 144 – 177

Autores

págs. 178 – 182